Responsável: Maitê Lima Gondim
Email: lamffauff@gmail.com
O NOA (Nitric Oxide Analyzer) modelo 280 da Sievers Instruments é um detector de óxido nítrico de alta sensibilidade, cuja detecção está baseada na reação de quimioluminescência em fase gasosa entre óxido nítrico e ozônio.
A emissão do radical dióxido de nitrogênio ocorre na região vermelha e próximo a infravermelha do espectro, e é detectada por um tubo fotomultiplicador vermelho-sensível termoeletronicamente resfriado.
A sensibilidade do NOA para medidas da fase gasosa do NO é menor que uma parte por bilhão por volume. A sensibilidade para medidas do NO e dos produtos de sua reação em amostras líquidas é aproximadamente 1 micromol (uM). Em solução, o NO reage com oxigênio molecular formando o nitrito (NO-)3, e com a oxihemoglobina e ânion superóxido (O2-) formando o nitrato (NO-)2. O NO também reage com tióis formando compostos S-nitroso, com aminas formando nitrosaminas, e com metais formando complexos metal-nitrosilas. Na fase gasosa o NO reage com altas concentrações de oxigênio formando o dióxido de nitrogênio.
Dosagem de Nitrito (NO-2)- O Óxido nítrico reage com o oxigênio dissolvido para formar NO-2. Na ausência de oxihemoglobina ou ânion superóxido, o nitrito será o maior produto de oxidação do NO. Para medir o nitrito utiliza-se um agente redutor (1% wt/vol de NaI ou KI em ácido acético) para converter nitrito em óxido nítrico.
Instruções de uso
A reserva de uso é feita de forma eletrônica, através do Agenda do Google compartilhada após cadastro do usuário e do professor no LAMFFA
Importante registrar o uso no caderno de uso do equipamento
*Sua utilização não pode ser feita sem o acompanhamento do técnico responsável.